Skip to content

Tutorial

Como criar o seu o seu

e fazer o deploy na AWS

Requisitos mínimos

  • Possuir uma conta na AWS com acesso ao console. Saiba mais.

Ambiente de desenvolvimento

Antes de começar a desenvolver projetos com Infraestrutura como Código (IaC), é necessário configurar o ambiente de desenvolvimento. Neste projeto, utilizaremos o Terraform e o AWS-cli para gerenciar a infraestrutura na nuvem da Amazon.

Terraform

O Terraform é uma ferramenta de código aberto desenvolvida pela Hashicorp, que permite criar, modificar e gerenciar infraestruturas de forma declarativa. Ele utiliza uma linguagem simples e legível chamada HashiCorp Configuration Language (HCL) para descrever a infraestrutura desejada.

Há mais de um jeito de utilizar o terraform, seja instalando-o diretamente na sua máquina ou através de virtualização. O jeito mais recomendado de intalá-lo é seguir o tutorial oficial fornecido pela Hashicorp e seguir o procedimento específico para o seu sistema operacional.

AWS-cli

A Interface de Linha de Comando dos Serviços Web da amazon (Amazon Web Service Command Line Interface) permite interagir com a nuvem localmente através do terminal. Netse caso, é utilizado para fazer autenticação do usuário IAM (Identity and Access Management) no Terraform.

A instalação do AWS-cli também pode variar de acordo com seu sistema operacional. Então, é recomendável é seguir o tutorial oficial fornecido pela Amazon para obter as instruções específicas.

Após a instalação do cliente, é necessário instalar as credenciais do seu usuário. Ao executar o seguinte comando (saber mais) são solicitadas as credenciais e instaladas automaticamente:

sh
$ aws configure

Atenção

Configurar corretamente o ambiente de desenvolvimento é essencial para garantir o funcionamento e a segurança ao trabalhar com Infraestrutura como Código. Certifique-se de seguir as instruções fornecidas pelos desenvolvedores do Terraform e da AWS-cli para uma configuração adequada em seu sistema operacional.

Docker

Docker é uma plataforma de código aberto que permite a criação, implantação e execução de aplicativos em contêineres. Os contêineres são como máquinas virtuais leves que permitem que os desenvolvedores embalem e distribuam facilmente seus aplicativos junto com todas as dependências necessárias. Isso garante que o aplicativo funcione de forma consistente em qualquer ambiente, independentemente de diferenças entre sistemas operacionais ou configurações. O Docker será utilizado a imagem sam/build-python3.9, que gera um container semelhante ao sistema utilizado na nuvem, para gerar o pacote de bibliotecas que utilizado pelo serviço em produção.

Existem várias maneiras de instalar o Docker, mas uma forma geral de fazê-lo é a partir do tutorial oficial específico para seu sistema operacional no site oficial do Docker

Após a instalação e com o terminal na pasta do projeto, já é possível fazer construir este pacote. Esta etapa é realizada apenas uma vez, enquanto o arquivo do pacote estiver disponível no espaço de trabalho. Etão execute o seguinte comando:

sh
$ docker-compose up --build

Agora, o ambiente de desenvolvimento está completo para a criação da infraestrutura na nuvem.